Seus filhos gostam de truques de mágica? Os meus adoram! Porém, como mágica eu sou uma ótima publicitária. Nunca consegui executar nem aqueles truques triviais. A minha sorte é que geralmente não precisa muito esforço para entreter os dois pequenos aqui e essa atividade vai mais pelo caminho científico do que mágico.
Vou mostrar como fazer esse “sorvete mágico” usando apenas papel colorido (ou então canetinhas coloridas), papel toalha e água. Gastei cerca de 15 minutos para preparar pois já tinha todos os materiais em casa. Tenho certeza de que essa arte/experimento científico vai impressionar seu filho. Como num passe de mágica, eles vão fazer aparecer as cores do sorvete apenas adicionando gotinhas de água às bolas de sorvete no papel.
Materiais:
- 1 folha de papel sulfite ou um pedaço de papel cartão
- Papel colorido cortado em círculos / ou pedaços de papel pintados com canetinha colorida
- Papel toalha cortado em círculos
- Fita dupla face
- Protetor plástico (opcional)
- Água
- Conta-gotas
Modo de fazer:
- Corte 4 círculos de papel colorido e 8 círculos de papel toalha. Faça os círculos de papel toalha um pouquinho maiores para esconder totalmente as cores que ficarão por baixo.
- Desenhe um cone de sorvete no papel sulfite e coloque a folha dentro de um protetor plástico. Eu usei o protetor para quando adicionar água a base do papel não se despedaçar, mas se você não tiver pode fazer sem.
- Coloque fita dupla face atrás dos círculos de papel colorido e cole um por um para montar o sorvete.
- Em cima de cada círculo colorido cole dois de papel toalha – para esconder bem o que está atrás.
- Ofereça um conta-gotas e água (ou “cobertura mágica“, como chamei aqui) para a criança e peça para que ela pingue gotinhas nas bolas de sorvete e observe o que acontece.
Qual é a ciência por trás desse experimento/arte?
As cores são reveladas por trás do papel porque a luz é refratada e refletida de maneira diferente quando a água passa entre as fibras do papel toalha e o faz parecer translúcido. Além disso, os círculos coloridos que estão por baixo liberam seu corante e a ação capilar do papel toalha o absorve.