Ele foi apelidado de “snack da quarentena” por aqui. É sucesso entre as crianças e até o gringo de paladar exigente curtiu. Sempre que como esse salgado assado me lembro das padarias do Brasil e lanchinhos de escola de 1900 e antigamente. Eu morria de medo de fazer massas caseiras assim e esse deu certo na primeira tentativa – resumindo: se eu consegui, tenho certeza de que qualquer um consegue!
Fiz algumas opções diferentes de recheio, mas o que mais foi aprovado aqui em casa com certeza foi o de frango. Vale a pena experimentar todas – foto abaixo dos recheios de presunto + queijo e do recheio de salsicha.
RECEITA DO SALGADO ASSADO DE FRANGO
Ingredientes para a massa:
– 500g de farinha de trigo (aproximadamente)
– 10g de fermento biológico seco
– 1 xícara de água morna
– 1/2 xícara de óleo
– 1/2 colher de sopa de sal
– 1 colher de açúcar
Ingredientes para o recheio de frango:
– 2 peitos de frango cozidos e desfiados
– 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos pequenos
– 2 colheres de sopa de cream cheese (ou requeijão)
– Sal, tempero verde e pimenta do reino a gosto
– 1 gema de ovo para pincelar
– Gergelim a gosto
Modo de fazer a massa:
Hidrate o fermento na água morna, adicione os outros ingredientes e vá jogando o trigo aos poucos, misturando sempre. Quando a massa ficar mais encorpada, comece a mistura-la com as mãos até desgrudar dos dedos. Sove um pouco e coloque para descansar por 40 minutos.
Modo de fazer o recheio:
Numa panela misture o frango desfiado, tomate, cream cheese (ou requeijão) e temperos. Mexa até ficar cremoso e desligue o fogo. Coloque para esfriar.
Depois que a massa crescer e o recheio esfriar, é só rechear como preferir. Fiz aqui bolinhas e abri com o rolo. Coloque esses salgados recheados em um tabuleiro com papel manteiga no fundo, pincele com a gema de ovo e polvilhe o gergelim. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por 12-15 minutos ou até os salgados ficarem dourados.