No que diz respeito a experiências científicas, essa é bem simples. Provavelmente é a reação química mais utilizada em atividades para crianças, por isso estoco vinagre e bicarbonato de sódio em casa. Como já tínhamos todos os materiais necessários, foi rápido e fácil de executar. Além disso, foi divertido ver a “mágica” do balão inflando por si só.
Meus filhos adoram balões. Toda vez que eu dou um balão a eles, uma nova maneira de se divertir surge e eles brincam por horas (ou até o balão estourar). Eu sabia que seria um sucesso juntar balão + ciência e foi mesmo! Quer tentar também? Veja abaixo como fazer.
Materiais:
- Garrafa plástica pequena
- Bexiga / Balão
- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
- 150ml de vinagre
- Funil
- Corante alimentício (opcional)
Como fazer:
- Use um funil para adicionar o bicarbonato de sódio dentro de um balão.
- Coloque o vinagre numa garrafa de plástico e, se quiser, adicione duas gotinhas de corante alimentício.
- Prenda o balão na boca da garrafa de plástico com cuidado para que o bicarbonato de sódio não cair no vinagre.
- Por fim, levante o balão na vertical para que o bicarbonato de sódio caia e cause a reação.
A ciência por trás dessa experiência
Então, como isso acontece? O vinagre e o bicarbonato de sódio se misturam para formar uma reação ácido-base. Tal reação gera o gás dióxido de carbono que borbulha da mistura. Esse gás se expande para cima e para fora da garrafa, consequentemente inflando o balão.
Outra coisa interessante sobre esses balões é que o dióxido de carbono é mais pesado que o ar; portanto, quando você dá um nó e depois solta o balão, percebe que ele cai no chão mais rapidamente do que um balão comum cheio de ar – inflado com o ar dos nossos pulmões.