Vamos brincar de Mini Mundo (ou “small world” como chamam por aqui)?
Foi a primeira vez que fiz essa atividade aqui em casa com os meninos depois de ver muitas inspirações online no Pinterest. Inclusive, adicionei 5 idéias bem criativas logo abaixo.
Decidi pelo tema “praia”, para lembrar das férias de verão passadas e fazer planos para a próxima vez que curtiremos esse calor brincando no mar. Espero que não demore tanto! Usamos areia mágica (kinetic), conchas, brinquedinhos de praia e pedrinhas translúcidas para montar nosso mar faz de conta.
O que é o Mini Mundo?
A idéia dessa brincadeira é criar cenários (cenas da vida real, histórias e / ou imaginação) em miniatura com objetos variados. Qualquer coisa da sua própria casa ou jardim serve, não existem limites do que utilizar porque quem vai guiar o caminho a ser seguido é a sua própria criatividade.
Os mini mundos são estruturados ao redor de um tema que é relevante e significativo para a criança e geralmente incluem um elemento sensorial (água, areia , massas secas, folhas) com o objetivo proporcionar uma interação ainda maior.
Nessa brincadeira a criança tem a oportunidade de explorar novos materiais, usar a imaginação, vivenciar experiências da vida real, desenvolver linguagem, praticar habilidades sociais e obter uma compreensão do mundo.
Como brincar?
- Escolha um tema. Opte por um assunto que a criança tenha familiaridade ou pelo menos interesse.
- Separe os materiais. Inspire-se com o que você tem na sua caixa de brinquedos, na cozinha, no jardim ou em qualquer outro lugar da casa. Lembre-se de que você também pode adicionar elementos de brincadeiras sensoriais (como areia, água, massinha, arroz cru, pedras, etc.). Você vai precisar também de uma caixa ou bandeja para colocar os objetos.
- Defina a cena. Como mais novos, tente manter a simplicidade (com elementos sensoriais e itens que eles possam manipular facilmente). É comum para os pequenos se distraírem ou se super estimularem. Quanto mais velha a criança, mais elaborados os mini mundos podem ser.
- Brinque! Simplifique novamente. Se você construiu uma cena de floresta, por exemplo, pode começar explorando os animais, o que eles fazem, onde vivem… Use ações e palavras para situar a criança no mini mundo que está sendo construído. Tenho certeza de que depois de um tempo brincando os pequenos irão adorar participar e inventar as próprias histórias.
Gostei muito de fazer esse pequeno “convite para brincar” aos meus filhos. Eles interagiram demais e se sentiram na praia construindo castelos de areia, brincando com as pedrinhas e animais.
E aí, animou?
Você pode optar por diversos temas, formas, materiais e configurações na sua proposta de mini mundo. Seja qual for o seu estilo para montá-los, eu separei aqui 5 das minhas inspirações preferidas e espero que você goste. Vamos brincar?
- Mini Mundo de Insetos por Montessori from the Heart
- Mini Mundo de Construção por Frogs, Snails and Puppy Dog Tails
- Mini Mundo de Dinossauros por Little Hands Learning
- Mini Mundo da Galáxia por Best Toys for Toddlers
- Mini Mundo da Fazenda por Go Play Today